
FPSinCoaching
Infelizmente, muitas pessoas e empresas enfrentam problemas de eficiência e satisfação. Algumas das principais questões incluem falta de motivação; stress; conflitos interpessoais; dificuldades de comunicação; falta de objetivos claros e planeamento ineficiente. Estes problemas podem ter um impacto significativo na saúde e bem-estar das pessoas, bem como na eficiência e rentabilidade das empresas. É importante que as pessoas e as empresas busquem ajuda quando enfrentam esses desafios, a fim de superá-los e alcançar os seus objetivos. O Coaching é uma forma eficaz de ajudar as pessoas e empresas a enfrentar esses desafios e alcançar seu potencial máximo.
“Coaching” é um processo inovador, que se diferencia da tradicional consultoria, tutoria, formação ou mentoring, realizando-se numa sessão de 45 a 90 minutos, através de um processo dinâmico e vivencial, onde o Coachee avalia e consagra a viabilidade do seu projeto ou empreendimento.
Nas sessões de “Coaching” é certificada a sustentabilidade, a inovação, a diferenciação e o financiamento dos projetos e/ou negócios de seus sonhos, para que sejam “empreendimentos de sucesso”, pretendendo-se que o Coachee defina claramente a sua meta e inicie um caminho diligente para a sua realização, concebendo as múltiplas valências e habilidades de promotor, líder, e decisor de todo o processo.
O recurso ao Coaching tem vindo a denotar um grande crescimento e justifica-se, cada vez mais, enquanto uma ferramenta de comprovada utilidade, quando aplicado para a resolução de problemas.
A nível individual, tem-se revelado um caminho com grandes resultados e de grande impacto, no processo de motivação e de reinserção das pessoas numa nova carreira profissional, buscando sempre a sintonia entre o perfil da pessoas e o trabalho que lhe é adequado desenvolver. Trata-se de descobrirmos quem somos e sermos orientados para a realização e efetiva ação!
Porquê?
Ante a situação económico-financeira e a crise social em que vivemos, é inevitável que não sintamos as suas duras consequências. Muitos de nós já as sentem há muito tempo. Deixámos de acreditar que podemos decidir e planear a nossa vida; abandonámos o sonho de podermos investir para encontrar um trabalho que nos realize. Por sua vez e simultaneamente, as pequenas e médias empresas veem-se obrigadas a um regime de contenção que, por vezes, inviabiliza a sua continuidade e rentabilidade.
Onde encontrar soluções? Todos procuramos caminhos e vários profissionais estão capacitados para nos apresentar as suas orientações. No Coaching confiamos as nossas vidas, as nossas inquietações e problemas a um trabalho de reconstrução da nossa vida pessoal e profissional.
Como se processa?
Em duas fases:
Primeira fase:
- Avaliar o perfil e as suas decisões/ações no último ano. (Coaching e Consultoria);
- Autoanálise e trabalho de autoconhecimento para a reconquista da autoestima, para a reflexão sobre as dificuldades da vida pessoal e avaliação do seu perfil enquanto Pessoa; Trabalhador/ Empreendedor (o recurso ao estudo da Roda da Vida pode ser um bom pontapé de saída).
Segunda fase:
- Estudo da situação, propostas para a reabilitação e inovação. Ações para a transformação (no âmbito das exigências e consciencialização para a sustentabilidade financeira, ambiental e humana);
- Acompanhamento e construção ativa e concreta do seu projeto de trabalho e sonho de vida (após estudo avaliação financeira).